• Jociandre Barbosa

VENDA PORTA A PORTA: 8 Dicas e técnicas para vendedores de porta em porta




Vendas porta em porta é um canal bastante antigo de negócios, mas que ainda pode ser visto como grande aliado na hora de promover seus negócios e, consequentemente, vender mais seus produtos. Vender de porta em porta envolve várias vantagens, tais como: aproximação com o cliente e criação de relacionamento de vendas; custos operacionais reduzidos; maior lucratividade devido ao serviço prestado de ir até o cliente etc.


Nas linhas seguintes, irei apresentar 8 dicas essenciais e técnicas de vendas em como vender porta a porta e aumentar os ganhos. Continue a leitura para que você tenha todas as informações necessárias e tenha sucesso com vendas porta a porta.


VENDA PORTA A PORTA FUNCIONA?


Perguntas como: Vender de porta em porta em nossos dias vale a pena? Devo investir nesse canal de vendas para minha empresa? Estão sendo feitas cada vez menos, devido aos resultados apresentados pelo mercado.


Sim. A venda porta a porta continua sendo um importante canal de vendas para geração de riqueza pessoal, crescimento de empresas do varejo e prestadores de serviços. Conforme dados da ABVDE, a venda direta movimenta um volume aproximado de R$ 45 bilhões anuais, movido por uma força de vendas que envolve 4 milhões de profissionais no Brasil. Quase um terço de toda essa riqueza é gerada com a venda porta a porta. Eu considero dizer que mais da metade dos vendedores de porta em porta são informais, assim não são contabilizados em pesquisas.


A tendência de aquecimento é maior em uma época em que milhões de ofertas duvidosas se misturam as ofertas verdadeiras na internet, deixando o cliente cada vez mais inseguro para tomar decisões de compras. Por isso, segmentos que antes não consideravam vender de porta em porta, hoje estão aderindo a este fantástico canal de negócios.


Antes de ver as 8 dicas e técnicas assista a este vídeo:



8 DICAS E TÉCNICAS DE COMO VENDER PORTA A PORTA

´

1 – Escolha o MIX ideal de produtos ou serviços


Mais adiante, nesse mesmo artigo, sugiro resposta para pergunta: Que produto vender de porta em porta? Isso posto, devido a importância de saber escolher o produto certo para vender porta a porta. A escolha do mix errado poderá fazer você perder temo e oportunidades. Aconselho o vendedor de porta em porta ou empresa que trabalhe com esse canal, fazer uma pesquisa com clientes em potencial antes de escolher o que vender. A pergunta aqui é: meus produtos resolvem problemas de meus clientes? Facilitam a sua vida? Caso a resposta seja um longo “talvez”, o melhor a se fazer é analisar, cuidadosamente, a possibilidade de trocar de produto / serviço.


2 - Saiba tudo sobre o seu produto


Um conceito fundamental de como vender porta a porta é conhecer tudo que puder sobre o produto que você está tentando vender, para conseguir explicar tudo que o cliente precisar saber. Já pensou estar frente a frente com um cliente em potencial e ser surpreendido com uma pergunta que você não sabe responder? Certamente abalaria seus resultados e, possivelmente, seu condicionamento emocional para prosseguir com a oferta. Por isso sempre digo em algumas de minhas palestras de vendas: Nunca permita que ninguém saiba mais que você sobre seus produtos ou serviços. Estude o que você vende com o mesmo vigor de um devotado pesquisador, para que você tenha todos os argumentos necessários para convencer o cliente a comprar, transmitindo segurança e seriedade no processo de vendas.


3 - Conheça o seu cliente em potencial.


Definir o público-alvo dos seus produtos é indispensável para o êxito com a venda porta a porta: Quais são suas principais necessidades? Quem é o decisor de compras de seu produto nas famílias que irá visitar? Qual o perfil socioeconômico de seus prospects? Com essas informações em mãos sua jornada com venda porta a porta será muito mais bem sucedida.


4 – Conheça tudo que puder sobre a arte de vender


Estude técnicas de vendas, absorva todo conhecimento que estiver ao seu alcance: Procure se inscrever e acompanhar canais no Youtube, como o Canal Super Vendas; Imprima artigos como esses e coloque-os em uma pasta de estudos; Leia, todos os dias, livros como: O Pulo do Gato em Vendas, Como Vender de Porta em Porta (O mais completo manual do mundo em vendas porta a porta), entre outros; Veja filmes que lhe inspirem a negociar melhor; participe de todas as palestras de vendas que puder; faça pelo mens um curso de vendas por ano. Enfim, seu maior patrimônio é o seu conhecimento, quanto mais você investir em seu conhecimento, mais dinheiro obterá.


5 - Ofereça amostras do seu produto


Sempre que possível, faça o prospect experimentar o seu produto, sentir o cheiro, sentir os benefícios ou sabor. Nada mais poderoso do que a experiência de consumo agradável. Oferecer uma amostra pode ser também uma demonstração de aplicação ou uso. Na minha infância, lembro de um vendedor porta a porta de pratos para cozinha que vendeu para minha mãe e toda a vizinhança, demonstrando como os pratos eram resistentes. Ele os lançava rente ao chão contra a parede. Na casa de minha vizinha um dos pratos quebrou, aí ele disse: “Fiz de propósito para mostrar como esses lindos e resistentes pratos ficam caso se quebrem. Vejam só: não ficam pedaços pontiagudos e cortantes que possam machucar...”. Aprendi a lição, a experiência do usuário é tudo.


6 - Utilize a tecnologia para vender mais.


Quem disse que o vendedor de porta em porta não precisa usar tecnologia para vender? Com a transformação digital do mercado, as pessoas passam muito tempo em posse do celular e outros aparelhos, conectados nas redes sociais ou conversando pelos aplicativos de mensagens instantâneas. Como diz o velho jargão: “Quem não é visto não é lembrado”. Faça uso de redes sociais para postar depoimentos de clientes satisfeitos, novidades dos produtos ou serviços, promoções etc. Tenha certeza de que os clientes estarão conectados com você. Mande colocar no seu cartão de visitas um QR Code, para quando o cliente apontar a câmera do celular, vai direto para os seus contatos no WhatsApp ou outro aplicativo de mensagem instantânea. Por ali você solicita que ele lhe siga numa rede social como o Instagram e assim fique por dentro de todas as novidades e promoções.


7 - Planeje as suas rotas


O planejamento é a pedra fundamental do sucesso em qualquer área da vida, inclusive na venda porta a porta. Não há como vender porta a porta de maneira eficaz sem o devido planejamento, entre os quais: o planejamento das rotas da semana. Sair batendo, aleatoriamente, em qualquer porta sem a devida roteirização fará você deixar de ganhar muito dinheiro nesse negócio. Conhecendo o perfil de seu cliente em potencial e quais metas de vendas deseja atingir durante a semana, planeje uma rota adequada que eleve as chances de seus resultados.


8 - Não force a barra


Se você sair de casa pensando que precisa “fazer” as pessoas comprarem, você falhará. Seja um vendedor consultor, conheça as pessoas e as conduza a tomar uma melhor decisão de compra com suas orientações. Esse é o seu papel.


Nada é tão desagradável quanto o vendedor de porta em porta que quer fazer o cliente comprar seus produtos a qualquer custo. Aqui na minha região tem uma senhora que vende doces caseiros. Os doces são até gostosos, mas quando as pessoas percebem que ela está se aproximando, fecham as portas e se escondem. O alvoroço é grande, ela implora: “Moço compra por favor, minha mãe está doente em Milhã (cidade vizinha) e eu não tenho dinheiro para ir para casa, compra por favor!...” Talvez, até parte da história seja verdadeira e ela precise mesmo do dinheiro para cuidar da mãe, mas tem sempre a mesma ladainha. Ela com certeza conquistaria clientes suficiente só com o sabor dos doces, mas ao invés disso faz os clientes correrem.


Concentre-se nas pessoas, em seus interesses e necessidades, depois faça pontes dessas informações com seus produtos e serviços, transformando-os em soluções. Caso você tenha seguido todas as orientações apresentadas no livro Como Vender de Porta em Porta e mesmo assim o prospect não tenha decidido para compra, não force a barra. Agradeça a atenção, deixa o seu contato e parta para outra. É mais fácil o prospect mudar de ideia dessa forma e ligar para você depois, do que ser convencido por insistência descabida.


Gostou dessas dicas de como vender de porta em porta? Deixe o seu comentário e veja outros artigos sobre o tema:

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo